domingo, 6 de março de 2011

Celeiro de craques

Em qualquer cidade brasileira os jogadores de futebol surgiam nos campinhos "de peladas". E em Sobral não foi diferente. Desde que o futebol chegou a nossa cidade as ruas, praças e terrenos baldios serviram como locais para que ali fossem instalados campos de futebol, criados pela meninada. Os grandes "rachas" aconteciam na parte da tarde. Mesmo sob o sol causticante de Sobral a garotada não deixava de lado a prática do futebol.
Dos campos de "futebol de poeira", como a garotada sobralense costumava a falar, surgiram muitos jogadores de boa qualidade técnica. Esse pessoal, depois de adulto, passou a defender os principais clubes de nossa cidade, de Fortaleza e até de outros estados.
Você, caro leitor, deve ter conhecimento de muita gente que surgiu nos campos improvisados da Princesa do Norte. Os mais velhos devem lembrar que nos campinhos das praças do Siebra, João Pessoa, da Sé, da Várzea, Cruz das Almas, Bairro da Fortaleza, Coração de Jesus, Saúde e tantos outros, era grande a quantidade de campinhos espalhados por nossa cidade. Todos eles verdadeiras "fábricas" de craques.
Além dos campinhos de ruas, praças e terrenos baldios a meninada sobralense, em especial aquela turma que residia ali pelos lados da Praça da Sé e Praça da Várzea, aproveitava as manhã de domingo, para jogar sua bolinha na areia do rio Acarau, a altura da Fábrica Randal e da Igreja das Dores. Claro que este fato acontecia somente a partir do segundo semestre, quando o leito do rio que passa por nossa cidade se esvaziava e apresentava mais areia que água.
Hoje, infelizmente, já não vemos mais tantos campinhos espalhados por ai. A verocidade das empresas imobiliarias e o aumento considerável do número de veículos impedem que as canchas de futebol se espalhem pela cidade, como acontecia antigamente.
Gostariamos de saber como e onde, na atualidade, a meninada de Sobral bate a sua bolinha e quais jogadores de futebol, do seu conhecimento, surgiram nos "campos de poeira"? Na sua opinião, qual campo de pelada revelou o maior número de jogadores?
De a sua opinião. Diga o que você acha sobre este assunto.

Um comentário:

  1. Firmino,
    Pressinto que andas muito ocupado, pois esqueceu de enumerar o campo ao lado do Teatro São João, local onde aprendi a dar os primeiros chutes em bolas de meia e, como integrante do time do SÃO JOÃO, treinava aos sábados e domingos como half esquerdo. Por lá passaram Cesário Teixeira, Maximino, Linha Fina, Cachimbo e outros.
    Abraços, Neudete Vasconcelos

    ResponderExcluir