quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Conheça a história do nosso futebol!

Neste primeiro post gostaria de falar um pouco sobre a criação deste blog. Ele será uma ferramenta de divulgação do livro Do São Cristóvão ao Guarany – A história do futebol sobralense, de minha autoria, que narra com detalhes a trajetória do futebol sobralense desde a sua chegada a Princesa do Norte, nos primórdios do século passado, até a recente conquista, pelo Guarany, do título brasileiro da Série “D”, algo inédito para o futebol alencarino, pois até então nenhum clube do futebol cearense, nem mesmo os integrantes do trio de ferro (Ceará, Fortaleza e Ferroviário ), os chamados grandes do estado, conseguiram tal façanha.
Este livro, que levei cerca de 10 anos para concluí-lo, é fruto de um trabalho intenso de pesquisa sobre o esporte mais popular do País, porém direcionado a Sobral, cidade que me viu nascer e que, com muito orgulho, a chamo de “meu torrão natal”.
Residi em Sobral de 1941, ano em que nasci, até 1960, quando me transferi para Fortaleza para dar sequência aos meus estudos. No Liceu do Ceará concluí o curso colegial, à época denominado de curso cientifico. No início de 1964 deixei o Ceará com destino ao Rio, com uma rápida passagem por São Paulo. Cinco anos depois me transferi para Curitiba, cidade que me acolheu de braços abertos e de forma muito carinhosa. Aqui desenvolvi minha atividade profissional e constituí família. Nada não, nada são, moro na capital paranaense há mais de 40 anos. Tempo suficiente para fazer uma considerável gama de amigos. Embora um apaixonado por Curitiba, nunca esqueci minhas origens. A todos, falo com muito orgulho da minha querida. e sempre lembrada, Sobral.
Sempre fui um apaixonado pelo futebol. Cresci ouvindo e lendo histórias do futebol sobralense, umas verdadeiras, outras criadas pela imaginação popular e que até então eram tidas – todas - como verdadeiras para mim e toda a cidade. Um dia resolvi conhecer a fundo a história verdadeira do futebol de Sobral. Desde a sua origem até os dias atuais. Uma pesquisa de muitos anos através de livros, jornais, entrevistas e depoimentos. Através deste trabalho pude conhecer e separar o real do imaginário. Agora este sonho está concretizado. O livro Do São Cristóvão ao Guarany – A história do futebol sobralense – está pronto. Por meio deste blog quero partilhar com todos os sobralenses este trabalho.
Este blog tem, também, outro objetivo, tão importante para mim quanto o primeiro: criar um canal de ligação entre este locutor que vos fala e todos aqueles que, como eu, tiveram a honra e o prazer de nascer na Princesa do Norte, em especial o pessoal do meu tempo, amigos de infância e juventude, colegas de bancos escolares no Colégio Sobralense e no Colégio Estadual Dom José. Amigos que viveram intensamente os bons tempos da pequena e romântica Sobral, das décadas de 1940, 1950 e meados de 1960, época em que, pelo tamanho da cidade, todo mundo se conhecia. Pessoas que há muito não as vejo e que com algumas delas perdi contato, mesmo visitando anualmente a nossa cidade.

8 comentários:

  1. José Neudete de Vasconcelos3 de fevereiro de 2011 às 14:09

    Prezado Firmino,
    A partir de agora estou a contar os dias para poder revê-lo e conhecer a preciosa(não tenho dúvida) obra que lançarás. De imediato, já divulguei aos internautas conterrâneos que mantenho endereço, começando pelo meu irmão Neutônio Vasconcelos que mora em nossa querida Sobral.
    Abraços, Neudete

    ResponderExcluir
  2. Caro Firmino,
    Meu nome é Rubens lima, sou filho do Antonio Lima do Banco do Brasil. Tenho um blog bastante visitado onde divulguei seu livro e seu blog, veja link abaixo.
    Vibro com o sucesso dos sobralenses mundo afora, sejam os jovens ou os mais experientes, e adoro divulgar isso no meu modesto espaço.
    Dentre minhas funções, atuo como assessor de comunicação de uma franquia da Livraria Nobel em Sobral, e de ante mão, convido-o quando quiser, lançarmos seu livro aqui em Sobral.
    Meu e-mail é: rubensnasal@hotmail.com e o telefone (88) 9226.1210. As ordens.

    Abraço,

    http://sobralemrevista.blogspot.com/2011/02/jornalista-sobralense-radicado-no.html

    ResponderExcluir
  3. opa, td bom?
    coleciono livros de futebol e gostaria de saber se tem exemplar do livro pra vender aqui em Curitiba, quanto custa e como faço pra comprar. meu email é o lessafelipe@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Prezado Firmino
    Sou Márcio José Sobralense apaixonado por minha terra, gostei da ideia que bom seria se você lançasse esse livro em Sobral, tenho um Blog e fiz a divulgação do seu livro, conheça o meu Blog http://marciosjosef.blogspot.com/
    Um Abraço, Márcio

    ResponderExcluir
  5. Caro conterrâneo Firmino,
    Foi com imensa alegria que tomei conhecimento desse marco histórico e desde já, inicio a contagem regressiva para prestigiar o lançamento em Sobral ou em Fortaleza.
    O feito do Guarany foi extraordinário e merece o registro.
    Além do Guarany, temos outra paixão em comum que é o futsal, esporte que joguei, chegando à seleção sobralense (colegial) e depois, em Fortaleza, fiz parte da diretoria do SUMOV AC durante mais de vinte anos, tendo visitado o Paraná, participando de competições em Curitiba, Cascavel e Arapoti.
    Voltando à Sobral, minhas lembranças mais antigas remontam ao Guarany, antes de participar do Campeonato Cearense, disputando o título sobralense com o São João, no Estádio da Cidao, com suas arquibancadas de madeira e pregos expostos.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Meu nome é Gervânia Sampaio sou estudante de história e natural de Sobral, desenvolvo uma pesquisa referente à história do Guarany de Sobral, minha problemática é voltada para a história social, e fiquei contente em saber do seu livro, pois com certeza será mais uma boa fonte de pesquisa, gostaria de manter contato e saber mais detalhes sobre o lançamento do seu livro.
    Meu email é gervania_11@hotmail.com, Se puder entra em contato agradeço.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Firmino: Como sobralense saudosista, fico feliz em saber que, em breve, você estará lançando esse livro sobre o futebol da nossa querida Princesa do Norte. Meus parabéns e sucesso. Edmo Linhares

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo firmino, estou muito contente por sua iniciaticva de escrever um livro sopre o esporte sobralense, principalmente quando se remonta ao pássado e tem como prismam o futebol amador pelo qual sou apaixonado, torço muito pelo seu sucesso e seu que o seu livro será bastante util para todosfiquei muito emocinado e curioso quando voçe descreveu um pequeno estorioca do nosso amigo Dr. Damasceno.
    Meu nome e Cláudio, sou subtenente da policia militar do Ceara e resido em sobral ha 52 anos (tenho 53 anos de idade), sou estudante de história e um dos fundadores do Clube dos Cinquentões que funciona no Clube da Associação dos Funcionarios da Embrapa e lá todos os domingos praticamos aquela pelada e só participa quem tem de 50 pra lá e depois tem aquela geladinha rsrsrsr. Lembra do Zé gamba?, gadelha (o quenco), Dr Wellington, Marcelino, entre outros. estão por lá.
    Um forte abraço e muito sucesso

    ResponderExcluir